UMA ACADEMIA PARA DINAMIZAR O COMÉRCIO

 

A Academia de Comércio nasceu pelas mãos de Marta Miraldes, managing partner da SBI Consulting, quando, ao caminhar pela baixa de Lisboa, viu que as pessoas e lojas que sempre foram referência de um produto ou serviço não se mantinham por não conseguirem acompanhar os desafios do comércio de hoje.

A ideia da Academia de Comércio cresceu no sentido não só de apoiar estes comerciantes a manterem os seus estabelecimentos comerciais, mas também a apoiar pessoas com novas ideias e formatos de retalho que deem mais competitividade ao comércio lisboeta.

Em 2015, realizou-se o projeto-piloto com os comerciantes do Castelo de S. Jorge, em que o objetivo foi explorar novas tendências e modelos de negócio no comércio. Os comerciantes tiveram formação e mentoria de especialistas que os ajudaram a desenvolver novos conceitos e canais de distribuição.

 

EQUIPA

 

 
AcademiadeComercio_MartaMiraldes
 

MARTA MIRALDES

Marta Miraldes, 38 anos, é sócia-fundadora e managing partner da SBI Consulting. Formada em Gestão pelo ISCTE, liderou inúmeros projetos de consultoria, apoiando o lançamento e consolidação de empresas em diversos setores. Foi responsável por vários estudos de capital de risco em Portugal, pelo lançamento e implementação do programa Finicia Jovem e pelo desenvolvimento do modelo económico-financeiro do Finicia-IAPMEI. Desde 2012 ocupa igualmente o cargo de CFO e Advisor da Startup Lisboa.

AcademiadeComercio_MariaGuimaraes
 

MARIA GUIMARÃES

Maria Guimarães é formada em Política Social pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa e tem uma pós-graduação em Empreendedorismo Social e Criativo tirada no ISCTE – INDEG. Atualmente gestora de projetos na SBI Consulting, Maria tem um percurso profissional diversificado. Trabalhou mais de 10 anos em produção de teatro e eventos, onde desempenhou também funções de gestão de equipas, comunicação e parcerias.

AcademiadeComercio_LinaFigueira
 
AcademiadeComercio_DuarteMartins

LINA FIGUEIRA

Inspirada pelo lema “all work & all play”, tem-se dedicado nos últimos 15 anos ao desenvolvimento de pessoas e organizações, com o objetivo de potenciar talento, gerar valor e trazer alegria ao local de trabalho. Da experiência como professora primária ficou a paixão pela criatividade e a inovação na resolução de problemas e implementação da mudança. Consultora e Facilitadora, trabalha atualmente na conceção, desenvolvimento e entrega de serviços e produtos que potenciem pessoas, as suas ideias e projetos de negócio. Co-fundadora da associação Daring Project, tem colaborado com regularidade com o Startup Pirates @ Lisboa, com a SBI Consulting e a WINWIN Talents.

                                                          DUARTE MARTINS

Formado em Filosofia de Ciências Sociais pela London School of Economics, o Duarte fez parte do ecossistema de inovação tecnológica londrino, sendo um dos primeiros colaboradores da Goodlord, uma startup de tecnologia de imobiliário. Desde então o Duarte mudou-se para Lisboa para se integrar na equipa da SBI como Consultor de Gestão. As principais áreas de competências do Duarte são em gestão de projeto, business intelligence e operações. No seu tempo livre gosta de ler, ouvir música, fazer desporto e, acima de tudo nunca parar de aprender.